top of page
  • Foto do escritorSatre Seguros

Qual a importância do Seguro de Riscos de Engenharia?

Quem trabalha na área da construção civil sabe a dimensão dos riscos e prejuízos que essa atividade pode oferecer. É aqui que entra o Seguro de Riscos de Engenharia. Continue lendo para entender a importância deste seguro.

O que é o Seguro de Riscos de Engenharia?

A princípio, o Seguro de Riscos de Engenharia tem o objetivo de garantir o pagamento de indenização por prejuízos que são causados durante a execução de um projeto/obra.

Nesse sentido, as coberturas oferecidas garantem proteção contra acidentes de origem súbita e imprevista que possam acontecer durante a execução de uma obra, oferecendo segurança para os empreiteiros.

Por que o Seguro de Riscos de Engenharia é importante?

Antes de mais nada, obras de construção civil estão atreladas a expansão das nossas cidades, sendo fundamentais para o crescimento urbano, impactando de forma positiva na economia, desenvolvimento e modernização das cidades.

No entanto, para que isso aconteça de forma mais segura, é fundamental estar protegido.

De acordo com dados da AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho), a construção civil é um dos setores com maior risco de acidentes. Ainda mais levando em consideração as situações onde são expostos, como por exemplo o uso de máquinas e equipamentos pesados, trabalhar em grandes alturas, etc.

Leia também: Benefícios do Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental



Impacto do Seguro de Riscos de Engenharia na área civil

Como resultado, essa espécie de seguro protege não apenas o patrimônio dos responsáveis pelo empreendimento no caso de acidente, mas também evita que um imprevisto impeça que um projeto seja finalizado.

Em outras palavras, fornecedores, funcionários, compradores e toda uma cadeia relacionada a cada iniciativa ficam assegurados. No entanto, só quem já teve um projeto parado por um imprevisto desses sabe o tamanho do problema ou prejuízo que isso implica.

Quem pode contratar o seguro Risco de engenharia?

Sobretudo, empresas de grande, médio e pequeno porte, para qualquer tamanho de obra. Ou seja, construtoras, empreiteiras, escritórios de arquitetura e proprietários podem evitar prejuízos que possam impactar os negócios e contratem o seguro.

Mas precisamos destacar que, há condições personalizadas de acordo com o período em que ele será contratado os valores podem variar conforme essas circunstâncias, neste caso para melhor orientação, consulte um corretor.

Segurança e garantia do começo ao fim dos seus projetos

O Seguro de Riscos de Engenharia, o segurado tem a opção de contratar uma apólice específica de Responsabilidade Civil na modalidade de obras, que vai garantir danos materiais e corporais que possam atingir terceiro durante a execução da obra.

Veja como funcionam as nossas coberturas e categorias:

Seguro de Riscos de Engenharia:

Cobertura que garante danos físicos decorrentes de origem súbita e imprevista durante a execução da obra, seja em obras novas, reformas ou ampliações.

  • Cobertura Básica; (obras civis em construção e instalação e montagem);

  • Danos em consequência de erro de projeto;

  • Ferramentas de pequeno porte;

  • Equipamentos móveis e estacionários;

  • Desentulho do local;

  • Incêndio após término da obra;

  • Tumulto, greve e lockout.

Seguro de Responsabilidade Civil Obras:

Tenha cobertura por danos materiais e corporais causados a terceiros em evento de origem súbita e imprevista durante a execução da obra.

  • Responsabilidade civil geral e cruzada; (com ou sem fundações);

  • Danos morais em decorrência de responsabilidade civil;

  • Lucros cessantes em decorrência de responsabilidade civil;

  • Responsabilidade civil do empregador.

Para saber mais sobre os nossos seguros em engenharia e mais, entre em contato e se informe com nossos corretores especialistas!


Comments


bottom of page