top of page
  • Foto do escritorSatre Seguros

Fatores de Risco e Controles na Indústria de Alimentos

Engenharia de Riscos Responsabilidade Civil


A indústria alimentícia é um dos setores mais diversificados do mercado, o que leva à criação de análises específicas para identificar possíveis riscos em toda a cadeia, desde a matéria-prima à distribuição.


Por isso, é muito importante que qualquer empresa envolvida na produção de alimentos saiba identificar e gerenciar possíveis riscos, minimizando os danos que podem afetar a sua reputação e o seu consumidor.


Os principais riscos da indústria de alimentos são:


Sazonalidade

Que é o aumento ou a redução da demanda em determinada época do ano. Por exemplo, sorveterias sofrem com a sazonalidade, assim como sacolões de frutas também.

Negócios com sazonalidade acentuadas são perigosos, pois obrigam os empreendedores a fazerem manobras precisas.

Quanto maior o nível da sazonalidade, mais precisas devem ser as suas decisões. Por exemplo: um hortifruti que depende do fornecimento das frutas da estação.


Possível fraqueza diante do cenário econômico

A situação econômica constitui uma questão crucial na avaliação da oportunidade de negócio dentro da indústria de alimentos. Há alguns agravantes, por exemplo, a recessão econômica.


Forças do Governo

A indústria de alimentos também está entre os setores submetidos aos rigorosos controles governamentais. O risco aqui pode aparecer em forma de regras que podem mudar. Por exemplo, as mudanças nas leis de gordura trans.


Ficou claro para você?

Ainda precisa de ajuda? Você pode entrar em contato com a gente através do botão acima "fale com um especialista" ou acessar nossas formas de contato acima no botão "contato".

Comments


bottom of page